O Pix foi criado pelo Banco Central, com o intuito de termos um sistema ágil, instantâneo e seguro. Através do sistema Pix, conseguimos fazer transferências de forma instantânea, podendo realizá-las 24 (vinte e quatro) horas por dia, não tendo restrições em feriado ou final de semana.
Com o surgimento do Pix, não só facilitou a vida das pessoas no dia a dia, como também ajudou muito os pequenos comerciantes. Com o Pix, os comerciantes evitaram de alugar máquinas de cartão de crédito e, conseguiram prosperar com a nova forma de pagamento.
A transferência via pix é um fenômeno extremamente moderno e muito positivo para nossa sociedade. Porém, com tanta agilidade e praticidade, podemos errar no momento de fazer uma transferência.
Todos sabemos que no momento do cadastro precisamos cadastrar uma chave, podendo ser o cpf ou CNPJ, o número de telefone, e-mail ou chave aleatória. No momento da transferência via pix, podemos trocar o número de cpf, por exemplo, e enviar o dinheiro para outra pessoa.
Caso isso venha acontecer, fique ciente que o Banco não é responsável pelo erro, mas é possível solicitar o retorno do valor após identificar a pessoa através da sua chave pix, mas caso a chave seja a aleatória, se torna impossível tentar identificar. Assim, para que esse tipo de transtorno não ocorra com você, é mais viável, ser cauteloso e sempre confirmar a chave com o beneficiário antes de finalizar a transferência.
Mas é possível existir falha no momento da transferência, como exemplo, na tentativa de fazer uma transferência pix, você recebe uma mensagem de erro, momento este que tenta novamente realizar a transferência, horas depois, percebe através de seu extrato bancário que foram debitadas duas transações de sua conta. Conseguimos observar neste exemplo a falha na prestação de serviços do Banco, sua responsabilidade é nítida, uma vez que, foi a intermediária das duas operações bancárias.
Desta forma, podemos concluir que erros com os dados bancários, ou seja, falta de atenção no preenchimento da chave pix, é culpa exclusiva nossa, mas erros/ falhas no sistema, é de responsabilidade do banco por conta da má prestação de serviços.